terça-feira, 27 de setembro de 2011

O verão esta chegando vamos melhorar nossa alimentação.

 
11 de novembro de 2010 - Jornal O PIONEIRO - Caxias do Sul

O nutrólogo Nataniel Viuniski mantém consultório em Nova Petrópolis mas passa a maior parte do tempo rodando o mundo em palestras sobre vida saudável. Há cinco anos, ele integra a equipe técnica de uma empresa de suplementos nutricionais que atua em 72 países. Também é autor do livro Obesidade Infantil: Guia Prático.
Na semana passada, Viuniski esteve em Caxias realizando uma palestra sobre como conquistar bons hábitos de vida. Antes, conversou comigo para uma entrevista que sai em breve no Pioneiro.
Aqui, adianto os principais trechos da nossa conversa.
O mercado de suplementos nutricionais está em franca expansão. Qual sua análise?
Viuniski: Suplementos não substituem bons hábitos de vida. Não adianta consumir barrinha de proteína e abusar de frituras ou não se exercitar. A pessoa não vai obter resultados. Mas os suplementos são um avanço da ciência. Permitem dar ao organismo os vitaminas, fibras e outros nutrientes de que necessita de maneira prática e, em muitos casos, com menos calorias que o equivalente em alimentos.

Na sua rotina, o senhor prescreve suplementos aos pacientes?
Viuniski:
Eu adoraria orientar meus pacientes a adotar uma dieta completa em nutrientes somente com alimentos, desde que fosse seguida. O problema é que com o corre-corre do dia a dia muita gente não cumpre, e fica com deficiências. Especialistas dizem que precisamos consumir de 20 a 25 gramas de fibras ao dia, mas dificilmente alguém consegue consumir essa quantia sem suplementos. A recomendação de consumo de cálcio ao dia é o equivalente a quatro copos de leite. É raro um adulto consumir isso. Então, uso o bom senso.
Qual sua opinião sobre substitutos de refeições, como shakes e sopas?
Viuniski:
Servem para potencializar bons hábitos. São uma espécie de fast food do bem. Em um processo de emagrecimento, pode-se substituir até duas refeições por shakes com 200 a 400 calorias. A longo prazo, o indicado é substituir só uma refeição ao dia por shake ou sopa. Esses produtos possuem nutrientes e fibras que dão saciedade e nutrem. Mas, claro, não substituem a comida tradicional. Antes de adquirir o produto é importante analisar se possui o selo de qualidade da Anvisa.
E o efeito sanfona, tão comum após dietas radicais? Como evitar?
Viuniski:
A chave para o sucesso parece estar no acompanhamento. A pessoa não pode pensar no fim da dieta, em voltar a antigos e maus hábitos após atingir seus objetivos. Reeducação alimentar é para a vida toda.

Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/vidasaudavel/2010/11/11/nutrologo-diz-ser-favoravel-ao-uso-de-shakes-e-suplementos/?topo=87,1,1

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Venha para o espaço Saúde Total e cuide do seu corpo e mente.


O que é verdade sobre o consumo de Shakes?

Dr. Nataniel Viuniski--Médico Nutrólogo
Print
nab-nataniel
O Shake da Herbalife, com proteínas de alto valor biológico, carboidratos, fibras, vitaminas, sais minerais e calorias controladas, pode, perfeitamente, fazer parte de um programa alimentar saudável. Isso vai ocorrer se ele for preparado conforme orientado no rótulo e consumido em conjunto com outras refeições e lanches saudáveis.

Além da boa nutrição, um programa que promove o estilo de vida saudável, como é o caso do da Herbalife, também deve estimular a prática regular de atividade física, boa hidratação, cuidados pessoais e com a pele, lazer e atividades prazerosas juntamente com as pessoas que amamos, sem esquecer o tão necessário repouso.

Em 2003, no Journal of Obesity*, foi publicado um trabalho comparando um grupo de pessoas que seguiu uma dieta tradicional de baixas calorias com o outro que seguiu um plano de substituição parcial de refeições, na forma de shakes. Os resultados demonstraram que em ambos os grupos, as pessoas que seguiram os programas perderam peso. Mas no grupo dos Shakes, o emagrecimento foi maior, com redução importante da massa de gordura e das medidas da cintura. Este grupo ainda apresentou menor abandono do programa quando comparado com o grupo da dieta tradicional.

Para a surpresa de muitos pesquisadores, no grupo que utilizou shakes, foi observado um aumento no consumo de frutas e vegetais. Fato importantíssimo para o bom estado nutricional desses indivíduos. Essas pesquisas documentam, cientificamente, o que no mundo todo milhões de consumidores do Shake da Herbalife verificam todos os dias. A utilização correta dos shakes e o seguimento do seu programa naturalmente vão resultar num aumento do consumo de frutas, verduras e numa melhor alimentação como um todo.

*Referência: Heymsfield SB.et AL. Weight management using a meal replacement strategy: meta and pooling analysis from six studies. Int J Obes Relat Metab Disord. 2003 May; 27(5):537-49.

Fuja da armadilha da dieta sem gordura

Susan Bowerman
Print
artigos-cp-armadilha-dieta-livre-gordura
Desde que a febre dos alimentos livres de gordura começou, as estatísticas mostram que temos engordado cada vez mais.

Só porque um alimento é livre de gordura não significa que ele não tem calorias. Opte pelas “gorduras boas” e perca a gordura de seu corpo, não de sua dieta.

Hoje em dia, as prateleiras dos supermercados estão cheias de alimentos que chamam a atenção dos que fazem dieta com a frase “livre de gordura”. Mas à medida que as pessoas enchem seus carrinhos de compras com alimentos livres de gordura semana após semana, muitos descobrem este fato alarmante: seu peso está aumentando!

Engordando à base de “livres de gordura”

Desde o início da febre dos alimentos “livres de gordura”, as estatísticas mostram que os índices de sobrepeso e obesidade têm aumentado cada vez mais. Apesar de termos sido ensinados a pensar em gordura como o vilão da batalha da perda de peso, obviamente, esta é somente parte do quadro da dieta inteira. Somente porque um alimento é livre de gorduras não significa que ele não tenha calorias. Muitos alimentos sem gordura têm na verdade índices muito altos de calorias provenientes dos carboidratos entre eles o açúcar. E essas calorias, quando ingeridas em excesso, se convertem naquilo que nos ensinaram a evitar – a gordura!

Perca a gordura de seu corpo, não da sua dieta

Ironicamente, para perder peso você precisa de certa quantidade de gordura de boa qualidade. Esta é a razão pela qual a Herbalife enfatiza a importância de uma dieta balanceada que inclua “gorduras boas” suficientes, tais como aquelas encontradas nos peixes e azeite de oliva, juntamente com os shakes para substituição de refeições e lanches rápidos leves e nutritivos.